Pneumatologia - Abrangência (Joel 2. 28).





ABRANGÊNCIA.
#pneumatologia

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. (Joel 2. 28, 29 – ACF)

Em séculos de história, muito já foi dito e muito ainda será até a Sua vinda. Todavia, deixo aqui meu entendimento para alargar mais ainda o entendimento que precisamos ter.

Sobre a ‘Obra do Espírito Santo’ é bom que se saiba:

Antes de tudo, Joel por meio da inspiração divina afirma: Deus não faz acepção de pessoas. A promessa é para ‘todos os povos’. O ‘Eterno’ não faz acepção de pessoas, mas faz de atitudes. E se a sua não for correta, Ele se desvia de você e você fica a própria sorte, como que sem Deus no mundo! Deus não tem preferências de cor, raça, povo, tribo, língua ou nação. Mas tem preferências de comportamento.

1-     A ‘Promessa é Familiar”.“...e vossos filhos e vossas filhas profetizarão...”. Os Apóstolos, normatizando as relações familiares sob a luz da Cristandade dizem que nas relações familiares as palavras não são tão importantes como aquilo que se vive (Ef 6. 4/I Pe 3. 1, 2). Fica-nos entendido pelas palavras dos Apóstolos, que em casa, com nossos pares, muito mais importa as atitudes que as palavras! É um engano achar que Cristo só se anuncia com palavras! Muito mais se sabe dele pela vida que vivemos, do que pelas coisas que dizemos (At 16. 31). O último mandamento do decálogo – dos cinco primeiros – que fala do nosso relacionamento com Deus, nos adverte que Deus se sente amado quando honramos nossa família (Ex 20. 12).

2-   A ‘Promessa é Etária’.“...os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões...”. Não existe uma idade certa para se receber a vida do Espírito. Há muitos que se excluem e muitos são excluídos por conta de idade. É claro, que ao nos encontrar, o Espírito levará em consideração a nossa biologia e seu estado. Assim, ele pode enxertar em nós, o que nos levará a entender outros mundos (empatia). Em via de regra, são os velhos que tem visões e os jovens que tem sonhos. E quando Deus inverte essa ordem, Ele conecta corações e gerações. Deus escolhe meninos e jovens como Samuel e Jeremias e idosos como Abraão e Moisés. O tempo de viver o melhor de Deus é agora, e a idade pouco importa diante do que Deus quer! (Rm 4. 18- 20).

3-   A ‘Promessa é Ocupacional’. – Deus tem planos sobre aquilo que nos mantem ocupados, sobre o que fazemos para sobreviver, pagar nossas contas. Em séculos de história, muitos afazeres e ocupações glorificaram a Deus. Não existe na vida do Cristão uma separação entre sagrado e secular, por que o crente é o templo do Espírito e a vida é o ‘culto’ a Deus. O Cristão verdadeiro não se desconecta de seus valores para ser beneficiado por outras coisas. Se isso é fato, a licitude do que se recebe não se comprova! O ‘princípio da indiferença do estado’ é saudável, mas até o mel, se em exagero faz mal. O estado deve ser laico, seus cidadãos, o que desejarem ser!

Conheça e compre o
meu 1o. Livro. AQUI


A promessa de Deus não escolhe hora para acontecer, ela é pra ser vivida em todo e qualquer lugar. Em casa, em todas as idades e em todos os lugares! Lembre-se disso!

Ney Gomes - 21/04/2018. Twitter@neygms 
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas