MARCOS E OS ENIGMAS DE SEU EVANGELHO (1E\2).
CEGUEIRA
AMBIENTAL.
MARCOS E OS ENIGMAS DE SEU EVANGELHO (1E\2).
Leitura do devocional: Marcos 5. 1- 20
“E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a
legião, assentado, vestido
e em perfeito juízo, e temeram”. (Mc 5. 15 – ACF).
Quando um grupo de pessoas abraça um pensamento, uma filosofia, uma ideologia, automaticamente elas definem seu lugar no mundo! É importante que eu diga isso agora, para que você possa entender o que eu vou dizer depois.
Igreja é a reunião de pessoas que confessam crença na fraternidade. Fraternidade é um termo derivado do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. É o ato de unir estreitamente, de associar ou organizar com um objetivo, geralmente religioso, social, cultural ou político. É a missão da igreja de Jesus enxertar fraternidade em TODOS os relacionamentos humanos.
As pessoas de Jesus (a igreja) foram responsabilizadas por Ele, para serem donas dessa importante tarefa (Atos 6. 1- 7). Fraternidade é a verdade que uma vez construída nos corações, produz a seguinte sentença: pessoas sempre vem antes de coisas! A fraternidade coloca o homem em primeiro lugar, e o lucro, a propriedade, as riquezas e os bens, em condição servil. Isso é, coisas servem pessoas e nunca o contrário! Quando nos tornamos IGREJA esse é o lugar em que somos encontrados: na Fraternidade (Atos 4. 34).
Ora, mais existe um lugar longe dos limites da fraternidade. Lá, existe uma comunidade organizada ao redor do lucro, dos bens, das riquezas, do processo seguro de ‘coisificação do ser humano’. Esse lugar é real, e ele já foi descrito duas vezes por Jesus, lugar onde os porcos tem prioridade sobre as pessoas. Na verdade, nesse lugar, qualquer coisas é mais importante que pessoas, se der lucro! “E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada” (Lc 15. 16)
Se você realmente deseja valorizar coisas, deve procurar um administrador de empresas, um gerente de banco ou um agiota. Mas, se você quer aprender a valorizar pessoas, uma igreja de Jesus é o seu lugar. Pessoas tem vocações diversas e devem fazer de tudo para encontrar seu lugar no mundo! Os habitantes de Gadara pertenciam ao grupo que supervaloriza coisas, por isso, logo se reuniram em comitiva e rogando a Jesus, lhe pediram que dali saísse depressa. Jesus, como o mais puro represente do oposto do que eles viviam, atrapalhava os negócios. Eles não eram do grupo da fraternidade! Não lhes provocava entusiasmo ver o homem limpo, são e liberto (5. 15). Tamanha dignidade não trazia dividendos, logo, Jesus não era bem vindo ali!
Marcos entende que não enxergar que existem pessoas que não são pela fraternidade também é uma cegueira. E uma cegueira que custa caro a fraternidade. Pegue um gerente e ordene ele a pastor e você terá uma igreja que junta dinheiro, de belas paredes e ambiente convidativo, como num banco! Pegue um administrador e ordene ele a pastor e você terá uma igreja cujo membros se movem como funcionários, colaboradores produtivos, engrenagem lucrativa, como numa indústria! Igreja não é para quem ama o lucro, quem ama o lucro deve estar nos comércios, nas bolsas de valores, nas feiras de negócios.
Como fraternidade e negócios não se misturam, alguns homens inventaram a “igreja S\A”. Não há mais mercado negro e nem leilão de índios. O que há é a venda das almas para as fornalhas e dos corpos para adubo. Na igreja de negócios os pastores são chamados para ‘etiquetar as almas’ e organizar vitrines espirituais.
Para o Reino de Deus só existe dois tipos de pessoas: as pessoas que foram chamadas à fraternidade e as outras pessoas. E as outras pessoas – e aqui reside 90% das tragédias – nunca deveriam liderar a igreja de Deus!
Ney Gomes – 14/10/2020. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos
é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Comentários
Postar um comentário