Devocional - Crenças Infalíveis (Sl 30. 5).

 


 

CRENÇAS INFALÍVEIS.

“... O choro pode durar uma
noite, mas a alegria vem pela manhã.”

(Sl 30. 5b - ACF) 

Não existe um lugar melhor para se cantar a Deus, que não seja do alto de nossas experiências espirituais (vs. 1- 3). E assim, Davi começa o Salmo 30, louvando a Deus por tão precioso livramento. Não podemos nos esquecer que o SENHOR é o governante de toda a terra, e que tem interesse real na vida de todos os homens, onde quer que eles estejam (II Rs 5. 1). 

Experiências espirituais produzem verdade focal, coisa essa que nos leva ao lugar de paz quando diante das ações incompreensíveis de DEUS. O desânimo de muitos está intimamente ligado ao fato de que eles só enxergam árvores, nos lugares em que DEUS está tratando de “florestas”. 

Davi tem esse “feeling”. Ele sabe quando DEUS está cuidando das florestas (nações) ou da plantinha na janela (individuo). Primeiro ele diz: Se DEUS está tratando povos, fique em paz, não é com você! Todavia, se é com você, nem o topo de uma montanha te servirá como lugar de descanso! “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. (...) Tu, SENHOR, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado”. 

No coração desses acontecimentos está um homem que construiu uma crença infalível, sobre dois grandes ingredientes, aqui revelados em poesia. O primeiro ingrediente é o suportar, o saber esperar. A noite não produz luz suficiente para uma boa decisão, e é preciso suportar o peso na alma de não poder agir sob a pena de fazer as coisas ficarem ainda piores. Por duas vezes, em lugares escuros, Davi teve a oportunidade real de matar Saul, e adiantar assim, seu caminho para o trono. Mas, aos olhos de Davi, esse caminho não parecia ser um atalho. A pouca luz do ambiente era compensada por um coração iluminado pela fé.


O segundo ingrediente é AGIR quando o necessário acontece. Tomar providências logo seja possível, fazer o que é preciso para transformar nossas emoções. Um dia de providências bem tomadas destrói a escuridão de mil noites passadas e mais mil que se seguirão (I Sm 30. 8). Nas contas de Davi, um dia de fé tem poder para vencer as incertezas de mil noites: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios” (Sl 84. 10). “Alegria” é o produto de uma fé que produz aproveitamento, e esse produto está por toda a fé de Davi: “... Desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria” (v. 11). 

A fé é responsável por aquilo que eu sinto enquanto DEUS está agindo. Ela me protege, ela me incentiva, ela me envolve, ela me preenche. E quanto mais ela tem conhecimento de DEUS, mais ela acontece. Deixando as noites mais tranquilas e os dias mais produtivos. O Salmo 30 nunca foi sobre saber esperar e esperar sabendo, é sobre ter fé que funciona e faz funcionar.

 

Ney Gomes – 27/06/2022. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Blog Grãos, reduto da cultura escrita.
 

Comentários

Postagens mais visitadas