Devocional - A Gênesis de Todos Nós.



A GêNESIS DE TODOS NÓS.

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia;
trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Disse Deus: "Haja luz",e ouve luz.  Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Gn 1. 1- 4 – NVI).

Quando a gente chega aqui, já tem muita coisa pronta. E diante de tanta produção, penso às vezes em Gênesis um. O mundo de cada um de nós não é diferente daquele que é descrito em suas primeiras declarações. A gente chega aqui encontrando tudo sem forma e vazio; à sombra de sonhos não realizados. O mundo é um bagulho até ser modelado pelo fruto de seus sonhos. E para se ter certeza disso, basta ver as trevas que cobrem o abismo: Violência, dor, pragas, abandono e a indiferença que tem por aí.

Criar é ser capaz de ver, imaginar, transpirar e encaixar seus sonhos nesse lugar. Tudo sempre é sem forma e vazio, até captar seu interesse (daqui nasce o capitalismo). A bondade nasce – de acordo com Genesis – dos sonhos que produzem resultado. E esse é o maior legado de Deus para Adão; um lugar onde ele pudesse "chamar" a existência os seus sonhos. E o nome "jardim" era bem apropriado para abrigar essas realizações. Ao fazer o homem, Deus colocou em seu coração a "leve desconfiança" de algo precisava ser feito. E isso era tão forte nele, que sobreviveu ao erro de seu pecado.

Todos nós temos um mundo para criar, e o mundo nada mais é, do que uma conexão de sonhos e realizações que uma geração passa para outra. Por isso a Constituição Americana garante aos seus cidadãos (sem que a gente entenda muito bem isso ainda) o direito de buscar a felicidade, isso é, o direito de sonhar e “produzir o fruto de seus sonhos”.  Quer seja isso, liberdade, fraternidade, poesia, literatura, igualdade ou simples tecnologia. Vale reproduzir sonhos iguais aos de Deus, como família, vida e ideais. Mas, a unicidade sem comparação da vida, sempre nos levará a sonhar e idealizar coisas nossas. Por que se os espinhos das rosas são dolorosos, há de haver um jeito de tornar seu perfume mais importante. E esse tipo de sonho é que faz um mundo melhor. 
Essa é a “gênesis” de todos nós!


Ney Gomes – 18/05/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas