Devocional - A Alma da Autoridade.



A ALMA DA AUTORIDADE ESPIRITUAL.
(Por Ney Gomes, em 08/07/2016)

“Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei”.
(2 Co 10. 8, grifo meu – ACF)

Há médicos que realizam aborto em lugares clandestinos. São médicos, mas não possuem a alma da medicina. Há advogados que defendem traficantes e assassinos por que pagam bem. São advogados, mas não possuem a alma do direito. Armas chegam às mãos de ladrões e recursos públicos às mãos de funcionários corruptos. Um formão ou cerrote jamais deveria ser confiado a alguém que não tem um sentimento de carpinteiro (2 Tm 2. 2).

Paulo não só tem autoridade espiritual, ele também tem dentro de si o significado da autoridade (alma). As razões pelas quais ele exerce autoridade são controladas pelo seu intelecto, e não temperamento (I Co 4. 19, 21). Quando a autoridade espiritual é vazia de alma, ela é cheia de força, mas desprovida de doçura e vida. Paulo controlava o fluxo da sua autoridade, para que ela inspirasse outros e não provocasse medo ou intimidação (Fl 1. 14; 2. 20). O Apóstolo em presença sabia se recolher para não parecer aos outros mais do que Cristo havia feito dele (2 Co 12. 6).

Para o bem da verdade, a autoridade pela autoridade é o “Santo Sudário” dos tiranos. Pilatos não tinha a menor noção de que estava diante do Rei dos reis, mas mesmo assim, não foi amedrontado por Jesus no exercício de sua autoridade. A autoridade é um poderoso instrumento para ajudar a pessoa ou comunidade que deseja encontrar uma verdade (Jo 18. 34).

Para os tiranos a autoridade é uma relíquia morta. Eles a amam como uma peça de colecionador. Algo que somente eles e não outros, possuem (3 Jo 9, 10). Uma única vez lidei como um poderoso tirano eclesiástico, e tal coisa deixa cicatrizes (não feridas) significativas na alma. Aprendi mais de autoridade espiritual como esse tirano, do que nas 3 leituras que fiz do famoso e conhecido livro de Watchman Nee. No exercício da autoridade falta de conhecimento é acidente, mas ignorância é tirania! Jesus em Damasco derrubou Saulo como um tolo para levantá-lo como um Apóstolo.

Jesus declarou que a missão é importante na obediência e não na autoridade! (Mt 28. 20/Lc 9. 49, 50). O Espírito Santo por meio de Paulo e de suas cartas nos ensina que autoridade é ensino, e esse ensino se valida pelo exemplo pessoal (I Tm 4. 12/Tt 2. 7). Tiranos usam a igreja para fortalecer sua presença. Líderes Cristãos usam sua presença para fortalecer a igreja*. Somente nos líderes cristãos (Pv 10. 22) é que você pode extrair o máximo de benefícios com o mínimo de estragos*.

A autoridade é uma verdade relacional. Você precisa andar junto para saber se vai sentir dor ou alegria. Os olhos veem a aparência, mas a alma só pode ser vista pelos relacionamentos. E nada é melhor que “um dia após o outro”.

"A verdade é filha do tempo, não da autoridade." Francis Bacon
*Parafraseando Warren Wiersbe, em Comentário Bíblico Expositivo NT, Vol 1.


Comentários

Postagens mais visitadas