Devocional - A Peregrinação do Coração.


(Forasteiros em si mesmos)

Trilha de S. Tiago de Compostela.


            A peregrinação verdadeira de um discípulo está em colocar seu coração para seguir o caminho percorrido pelas palavras. Ao caminho oposto, que parece ser mais barato, fácil e plano, chamamos de “estrada para a hipocrisia”. O SENHOR faz o profeta Isaías entender que isso significa que uma voz não pode ser ouvida se o coração não se faz presente: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mat 15. 8/Is 29. 13/Rm 10. 9). Um dos peregrinos mais famosos da História Bíblica, sobre esse caminho nos ensina: “Em meu coração conservei tua promessa para não pecar contra ti”. (Sl 119. 11 – KJA). O que levamos no coração tem o poder se nos atrasar bastante na perseguição do que confessamos. Hipocrisia é a distância confortável que as palavras abrem sobre as atitudes! (II Tm 2. 4)

         O Jovem rico encarna essa verdade. Ao se aproximar de Jesus com palavras elogiosas, seu coração se encontra há centenas de quilômetros distante (Ez 14. 1- 4). Hipocrisia suficiente para deixar o Mestre com aborrecimento visível (Lc 18. 18- 22). Cristianismo é acreditar naquilo que se confessa, e o preço da confissão é pago com atitudes que condizem com o que confessamos (Sl 16. 8, 9; 17. 3). Isso, percebemos nos discípulos que se dirigiam para Emaús (Lc 24. 19). Apesar das palavras, suas ações lhes levavam para distante do que confessavam, e do lugar, onde deveriam esperar! (Sl 19. 14; 21. 2; 24. 4; 28. 7; 45. 1)


         E não tem sido assim, por esses dias? E não tem sido essa a causa do aumento da iniquidade? (Mat 24. 12/Tg 4. 1- 4) E de poucos exceções se tornarem a regra em geral? (Hb 10. 25) Era Pedro que bem sabia o real sentido de ser “peregrino e forasteiro”. O discípulo de Jesus é peregrino sem sair de casa, forasteiro sem jamais ter deixado sua cidade. Por que não se trata de caminhada geográfica, mas do caminho que faz o coração, na busca de alcançar aquilo que se confessa! (Ef 2. 19/I Pe 2. 11/Hb 11. 13)

            

Ney – 07/09/2016
Twitter@neygms

Você acessa esse texto também pelo Portal Escola Dominical, no LINK abaixo:
http://portalebd.org.br/index.php/reflexoes/1917-a-peregrinacao-do-coracao

Comentários

Postagens mais visitadas