Estudo - A Pessoa do Espírito Santo e Seu Mover no Homem.


A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO 
E SEU MOVER NO HOMEM.

Vários atributos definem uma pessoa, mas podemos destacar o intelecto, a sensibilidade e a vontade. Deus subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, Ef 4. 6. Portanto, o Pai é pessoa, o Filho é pessoa e o Espírito é pessoa. Não há vida cristã abundante sem o auxílio do Espírito Santo. Ele torna a fé dinâmica e nos dá compreensão exata da vontade de Deus.


[Aqui, a salvação está garantida!]

1O Mover – HABITAÇÃO: Arrazoou Jesus: “Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. (Jo 3. 5)
A PESSOA do ESPÍRITO SANTO passa a habitar em nós no momento do novo nascimento. O Espírito Santo é uma pessoa da Santíssima Trindade, e não simplesmente um método de ação divina; uma força cósmica (vejam-se especialmente as palavras de Jesus: Jo 14.16,17; 15.26; 16.7,8; Mt 12.31,32; At 5.3,9; 7.51; Rm 8.14; 1Co 2.10; Hb 3.7).

2O Mover – MOVIMENTO “O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito”. (Jo 3. 8)
Quando conhecemos o ESPÍRITO SANTO e lhe damos liberdade, Ele se move em nosso íntimo, nos levando assim a viver, conhecer e lembrar a Palavra de Deus! O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a Sua vontade. Ele pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer (At 16. 7).


[Aqui, o propósito de Deus está garantido!]

3O Mover – ENCHIMENTO “Cheio do Espírito Santo, retornou Jesus do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto” (Lc 4. 1)  
Todo filho de Deus está sob a ordem de "encher-se do Espírito" (Efésios 5. 18). Então não fiquemos contentes somente por aprendermos esta doutrina, mas por estarmos em obediência, e de fato experimentarmos este "Encher". Para ser cheio do Espírito, basta render-se a Ele em todas as áreas de sua vida. Comparada à embriaguez essa experiência é frequentemente direta ou indireta (Ef 5.18; Lucas 1. 15; Atos 2. 13). Assim como o vinho controla o bêbado fazendo dele uma pessoa evidente, o indivíduo cheio do Espírito fica sob domínio do Espírito Santo. Ele torna-se evidente espiritualmente e capaz de testemunhar do Seu Senhor. Como é triste para qualquer filho de Deus desonrar o Senhor permitindo que a carne arruíne o seu testemunho (I Coríntios 3. 3). Deus usa os que estão "cheios do Espírito" (Atos 6. 3; 11. 24).


4O Mover
– REVESTIMENTO DE PODER “Então, Jesus retornou para a Galileia, no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou sua fama”. (Lc 4. 14)
Jesus disse para os seus discípulos: “Permanecei na cidade até que do alto sejais revestidos de poder”. A igreja deveria aguardar o derramamento do Espírito antes de espalhar-se pelo mundo levando a mensagem da salvação. A capacitação precede a ação. Jesus disse: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra”. (At 1. 8) Precisamos alimentar nossa alma com o doce néctar das promessas divinas. Sua Palavra é a verdade. Suas promessas são fiéis e verdadeiras. O REVESTIMENTO É O ÚLTIMO E MAIS DESEJADO ESTADO QUE O CRISTÃO DEVE ALCANÇAR. Sem a Pessoa do Espírito Santo nos guiando a vida Cristã fica sem graça e sem dinâmica. Sem Ele, muitos se desviam, perdem a fé e são furtados em seu ânimo diário!



Ney Gomes – Italva/RJ - 21/07/14.
#Kirche #Église #Kirkko #සභාව #Iglesia #церковь #Igreja #Church

Comentários

Postagens mais visitadas