Mosaico Davi - Teologia Funcional.
TEOLOGIA FUNCIONAL DE DAVI.
“Prosseguiram, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira”. (II Sm 16. 13 – ACF).
Não existe mente mais empreendedora que uma mente maligna. Mentes malignas sabem aproveitar oportunidades e criar circunstâncias para exercer sua maldade como ninguém (Jo 8. 6). Um verdadeiro empreendedor não tira férias nunca, por que ele sempre está atrás da oportunidade perfeita para fazer um bom negócio. O melhor exemplo de gente assim é Simei, de Baurim, da casa de Saul (II Sm 16. 5- 14 – Texto Devocional)
Davi tinha uma teologia muito simples e nela colocava toda a sua fé para acontecer. Ele acreditava que Deus reserva algumas pessoas para nos ensinar o valor de criar fortalezas interiores (Sl 61. 1- 4). Um coração sábio com facilidade sobrevive aos dias difíceis que nascem de coisas complicadas. Mas apenas um coração que tem fortaleza sobrevive aos homens difíceis que se aproveitam das coisas complicadas dos dias difíceis. Simei é a prova viva de que uma coisa ruim pode ficar ainda pior, se você não tiver uma fortaleza de fé (Rm 9. 22/II Tm 2. 20).
Fortaleza é a fé que nos dá abrigo quando gente ruim surge como tempestade em
nossa peregrinação. Simei não tinha apenas pedras para atirar em Davi e seus
homens. Ele tinha pedras para também atirar em seus corações. Por que palavras
de maldição não deixam de em tempo algum serem mais perigosas e dolorosas que pedras
reais (Sl 55. 21).
Compre com 100% de segurança. Direto do site da Editora, AQUI. |
Misericórdia nunca vem de gente que tem teologia molenga. Davi era um homem segundo o coração de Deus por que conseguia resistir aos dias maus e aos maus personagens que deles se aproveitavam (II Sm 19. 23). Revelando as verdades de sua própria fé por meio do belo e épico poema do Salmo 46, Davi diz como se comportou naqueles dias com Absalão, Simei e outros. Com Absalão, Davi fez de Deus seu refúgio, isso é, ele aceitou o governo de Deus para então descansar. Com Simei e outros, ele fez de Deus sua fortaleza, isso é, ele aceitou o descanso de Deus para então governar. Por conta disso, Absalão morreu, mas as outras personagens permaneceram vivas, por que Davi tinha fortaleza. Socorro é como chamamos uma teologia que faz o coração funcionar sem ruídos em dias de angústia! “... Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Salmo 46. 2)
Não é difícil usar a fé como refúgio (Na 1. 7). Pessoas comuns usam a fé como um refúgio desde que o mundo é mundo, mas pessoas que descobrem na fé uma fortaleza não nascem, são produzidas dentro das tempestades! Bons marinheiros, corações mansos e homens segundo o coração de Deus são exemplos disso. “Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. (Sl 91. 2)
Davi entendia
da razão de Deus ter à sua disposição gente como Simei. Por que gente como
Simei sabe como fazer uma tempestade em copo d’água sem quebrar o copo. Quando
tudo está confuso e as pessoas estão sem direção é que Deus precisa de um fomentador de tempestades. Para separar
com as tempestades os homens que choram com medo das trovoadas, dos homens que
vendem lenços! Dos homens que buscam refúgio, dos homens que criam fortalezas! “Cria em mim, ó
Deus, um coração puro e renova
dentro de mim um espírito inabalável. Sacrifícios agradáveis a Deus são o
espírito quebrantado; coração compungido
e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.
(Salmo 51.10, 17)
Ney Gomes.
09/11/2020.
"Se trabalhamos e
lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo
4.10
Comentários
Postar um comentário