Estudo - O Duplo Legado da Salvação.

Baixe Grátis esse PDF, por esse link AQUI.


 O DUPLO LEGADO DA SALVAÇÃO!

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”. (Rm 8. 11)

Atos dos Apóstolos é muito mais que um relato vibrante sobre uma comunidade que deu certo. Ele é um cartilha para fazer qualquer comunidade cristã dar certo e ser vibrante! É em Atos dos Apóstolos que a natureza de certas doutrinas vão ficar bem claras e explicadas. Desse modo, O Espírito Santo se assegura que qualquer pessoa ou comunidade, em qualquer tempo, seguindo essas doutrinas, com o auxílio Dele pode fazer uma igreja para dar certo (2. 42- 45). 

Todos os princípios revelados em Atos, pelo Espírito Santo, são para o perfeito funcionamento da igreja. É o único manual de como transformar a igreja num instrumento de trazer o céu para a terra! 


“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. 

(At 2. 38)

 

Ø A Mente do Espírito Santo! 

O entendimento de Pedro é uma das coisas mais importantes de Atos. Por que o Espírito Santo confiou a ele a ‘inteligibilidade’ da mensagem. Pedro foi o primeiro pregador da mensagem da salvação. Ele é dono do primeiro entendimento derramado pelo Espírito após pentecostes (2. 1). É DE VITAL importância entender o que o Espírito ensina a Pedro sobre a natureza da salvação. E logo em Atos 2, Pedro começa a revelar a compreensão que ele recebeu (v. 38).

Em Atos 2 Pedro nos ensina que de forma universal, a salvação significa ‘relacionamento’. Relacionamento significa um estado onde a inimizade não mais governa, reina! Aqui, o DOM do Espírito não é nenhuma capacitação extraordinária e incrível, dada ao homem de maneira irrevogável. Esse DOM, descrito por Pedro passa distante da lista elaborada por Paulo em sua primeira carta aos Coríntios (12. 4- 11) . O que Pedro quer dizer é que agora, por meio da cruz de Cristo, Deus reconciliou consigo o mundo. Isso é, agora nos cabe (por causa da cruz de Cristo) adjetivos de amizade, família e pátria (Ef 2. 19). Quando Paulo afirma que a igreja está edificada sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, e de Pedro que ele está falando também.

Em uma forma básica e geral, Pedro diz que para o mundo a salvação significa antes de tudo, uma possiblidade de relacionamento (Jo 3. 16).

 

“E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde”. (At 3. 16)


Ø A Mente do Espírito no Governo da Igreja.

Se para o mundo a salvação é uma oportunidade, para a igreja ela é uma realidade. Uma realidade que nos atinge não apenas como promessa distante, mas como um legado presente. Em Atos 3, com suas ações, Pedro vai revelar o que ele acredita ser salvação em Cristo (v. 6).

Primeiro, a salvação não é só a vida eterna. Vida eterna significa um estado onde a morte não mais governa, reina! Mas então devemos esperar a morte para viver a realidade da salvação¿ Não! No encontro com o coxo da porta formosa Pedro vai nos revelar a natureza da salvação para o agora, para o hoje. No discurso de Pedro após a cura do coxo, ele afirma que aquele homem recebeu ‘saúde perfeita’. Veja que Pedro não diz cura, mas sim saúde perfeita. Aqui, Pedro está derramando seu entendimento sobre o duplo legado da salvação.

Saúde é diferente de cura. Cura é pontual, é universal, é geral. Cura é coisa de um instante, de estar no lugar certo, ouvindo a promessa certa (At 19. 12). Mas saúde é continuidade, é coisa que acontece por toda a vida. Saúde é um estado onde as doenças não governam, não reinam! A cura vence uma doença, mas a saúde mantém as doenças derrotadas. Pedro não pregava cura como um dom, ele pregava saúde como uma mensagem! A Salvação estava entre os homens! E isso, é muito mais profundo, amplo e irrestrito.

Saúde é a promessa para a vida biológica e vida eterna é a promessa para a vida espiritual, imaterial.

 

“E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou!” (At 9. 33, 34)

 

Ø Lucas e a Mente do Espírito! 

Lucas, que foi auxiliar de Paulo, e que escreveu esse relato, logo após ter escrito o Evangelho que leva seu nome, foi cuidadoso em dividir sua narrativa. Primeiro, ele nos apresenta Pedro, que do capítulo 1 ao 12 é o protagonista. Aqui, Pedro é o responsável por revelar a natureza presente da salvação, que é uma vida, cujo a promessa da salvação derrota as doenças! O reverendo Asaph Borba eternizou essa verdade em uma de suas consagradas canções, que diz: “tudo o que Jesus conquistou na cruz é direito nosso, é nossa herança”!

Em Atos, Pedro é o responsável por falar do direito (saúde) e Paulo, do privilégio (vida eterna). Saúde, em Atos é a salvação acontecendo agora, é o recibo de uma vida salva. O primeiro aspecto da salvação é prático, isso é, ele deve ser demonstrado com ações. A natureza presente da salvação não é de natureza filosófica e por isso, pode ser revelada por qualquer pessoa, e essa verdade podemos encontrar perfeitamente em todas as pessoas simples que fundaram e deram crescimento às Assembleias de Deus no Brasil.

Mas a anunciação da natureza imaterial da salvação ficou por responsabilidade de Paulo. Culto, letrada e estudado, Paulo foi responsabilizado por Jesus para a construção da compreensão intelectual da vida eterna (At 22. 1- 3). Do capítulo 13 ao 28, Atos tem por ator principal Paulo, um príncipe de Deus para os gentios (Ef 3. 1- 13).

 

“Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós”. (I Pe 1. 4)


Ø Saúde é Salvação, Cura é Intervenção! 

Qualquer pessoa pode receber cura, mas só os salvos têm a saúde que vem da salvação! Sobre tal verdade, Paulo também expõe ela em I Coríntios, quando fala da Santa Ceia! (v. 30)

Cura é algo que acontece sobre feridas e machucados. Não existe um viver curável, o que existe é um viver saudável. Por que cura é coisa de momento, mas saúde é coisa para toda a vida. O termo grego usado por Lucas em Atos 9. 34, suporta o significado ‘restaurar, restabelecer’. Eneias não estava doente, estava danificado. Por isso, a Bíblia ACF usa o termo “saúde” e não cura! Saúde é o que nos dá posse de todas as nossas faculdades. Lucas, em Atos 3. 16, usa a palavra grega “holoklèría”, que significa completude. Naquela hora ele recebeu saúde e isso, é para toda a vida! Mas naquela hora, ele usou essa saúde para andar!

A característica presente da salvação é uma vida com saúde e a característica espiritual da salvação é uma vida eterna (Jo. 10. 10). E em cada existência a salvação se revela com uma característica única (10. 38). Nessa verdade encontraremos bastante conforto, se evitarmos o preciosismo dos termos e entender essa verdade como algo que se derrama para a vida. A igreja desses dias foi corrompida por um doentio triunfalismo e não é, de modo algum, o que Pedro ensina. Qualquer pessoa pode adoecer, se machucar e morrer, isso faz parte da vida, se chama fatalidade. Mas a fatalidade (entenda por doutrinas da santificação pelas enfermidades e pobrezas) não é um estilo de viver! Não se pode celebrar um estado de vida onde SEMPRE estamos doentes, machucados, dependentes de medicamentos e com risco de morrer. Em um certo dia vamos morrer, todavia, por que isso faz parte da natureza adâmica e não por que as doenças diversas se apoderaram da gerência de nosso viver. Ora, se o fim da fé, é a preservação plena da nossa alma, isso é, salvação. Podemos certamente afirmar que o começo da fé é uma vida cheia de saúde! (I Pe 1. 9) 

Em sua consagrada obra pentecostal, Stanley M. Horton, dedica um capítulo (15) inteiro ao assunto “A Cura Divina” (Teologia Sistemática, pág. 501 – Ed. CPAD - 1996).

 

Pr.Custódio Rangel Pires (1922- 2012)
Fundador do Centro Evangelístico
Internacional. Um dos mais influentes
nomes do pentecostalismo do Brasil no
século passado.

 

Ø A Cruz de Cristo e o seu legado! 

A salvação como efeito da graça de Deus continua um mistério intacto. Mas, por meio de Pedro, o Espírito Santo nos fez compreender seus três benefícios (Mt 8. 17). Pedro recebeu a mensagem compreensível da salvação! Tem coisas na vida que merecem uma investigação, como no caso de uma mudança de emprego, de cidade, de comunidade, de um relacionamento afetivo e etcetal. Mas, é desejo de Deus que todos os homens O conheçam e recebam a promessa da vida. Não é necessário investigar a Bíblia com jejum e oração para descobrir se Deus quer que eu tenha saúde (I Ts 5. 23). A Bíblia não é caixinha de promessas e nem a irmã mais velha dos “minutos de sabedoria”.

Meu saudoso pastor Custódio Rangel Pires ensinava que cura e saúde são legados da Cruz de Cristo. Seu ministério e sua liderança junto ao CEI e a ADHONEP sempre deixaram isso em evidência. Saúde como legado da Cruz de Cristo é algo que pertence a quem recebeu Jesus como Senhor e Salvador, e é algo para se tomar como uma herança. Pr. Custódio nunca nos ensinou que isso era um sorteio, como que se fosse algo que não existisse para todos! Saúde é o legado da salvação para o agora! Se apodere dele já! 

 

Ø Conclusão : 

Pedro guarda em seu coração o significado original da salvação que se deve anunciar! É certo afirmar que era parte de seu kerygma e que por isso, deveria ser também parte do nosso! Mesmo os grandes teólogos ignorando Pedro em sua contribuição doutrinária no NT, é certo afirmar que sua teologia é a mais confiável em qualquer tempo! Em dias difíceis, confusos e de inúmeras vozes valiosas, é bom lembrar que Pedro e sua mensagem são as primícias de tudo o que o Espírito Santo nos ensinou sobre a natureza poderosa da salvação. E como Paulo bem nos ensinou sobre esse (dos Apóstolos) Evangelho, todo aquele que “... vos anunciar outro evangelho além desse que já recebestes, seja anátema”. (Gl 1. 9)

 

 

Ney Gomes20/07/2020. Twitter@neygms

Comemorando hoje 23 anos de batismo!

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas